Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo para evitar enchentes em Barueri

0
9

Por intermédio da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), com o objetivo de evitar enchentes em decorrência das fortes chuvas neste começo de ano, a Prefeitura já contabilizou, até o dia 16 de janeiro, a limpeza de 48 mil bocas de lobo de todos os bairros de Barueri. Em dois repasses feitos pelas equipes em vias e calçadas da cidade foram recolhidos 41.400 kg de lixo (mais de 41 toneladas) nas caixas coletoras de águas pluviais.

Os serviços de limpeza estão entre as ações que possibilitam a Barueri ser uma cidade bem cuidada. Mas, para isso, o trabalho não para. Em 2019, só a coleta de resíduos em bocas de lobo somou 330.603 kg de lixo (quase 331 toneladas).

Com outras equipes, a SSM é responsável, ainda, por cuidar dos serviços de sinalização, tapas-vala, pequenas obras, limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar; fornecimento de água, montagem de palanques para eventos e limpeza urbana (coleta de entulho, cacarecos, resíduos de áreas verdes, lixo orgânico; coleta hospitalar de recicláveis e de chorume; coleta em escolas, praças e UBS – Unidades Básicas de Saúde).


Coletando tudo

Na limpeza executada pela SSM, as equipes encontram de tudo – do descarte de garrafa pets a restos de comida ou, em algumas, não encontram nada. Mesmo assim a inspeção é feita em todas as bocas de lobo ou bueiros, ao longo das vias pavimentadas (incluindo calçadas) para onde escoam as águas da chuva.

Desassoreamento

A quantidade de entulho varia de acordo com a localidade e a época do ano. O descarte de lixo, logicamente, em bocas de lobo é menor em áreas onde a população colabora com a não degradação do meio ambiente.

O que não for coletado em bocas de lobo pode parar nos córregos e rios. Neste caso as equipes de limpeza da Prefeitura de Barueri fazem um trabalho de desassoreamento – processo que consiste em retirar do fundo dos canais, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui