Itapevi cria Castramóvel com quase 5 mil castrações gratuitas por ano

0
17

Além da castração para cães e gatos, terá palestras de conscientização

Moderno e com alta tecnologia no seu interior. Essas são algumas das características do Castramóvel – Serviço Médico Veterinário Móvel e Gratuito para Cães e Gatos de Itapevi. Trata-se um ônibus totalmente adaptado que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como consultório veterinário itinerante, que circulará pelas ruas do município realizando castrações gratuitas de cães e gatos pré-agendadas.


O equipamento será entregue pela Prefeitura à população no dia 15 de fevereiro (sábado), às 10h, em cerimônia a ser realizada na Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab.

O Castramóvel integra a série de ações para controlar a população animal, principalmente o número pets abandonados nas ruas.

Para dar início aos trabalhos e colocar fim em uma das mais antigas demandas dos moradores e dos protetores animais, serão realizadas as 30 primeiras castrações no Castramóvel, que tem capacidade de realizar 4.900 cirurgias anuais. Também serão entregues remédios para a recuperação dos animais, a serem administrados pelos seus donos.

Para o Prefeito Igor Soares, o Castramóvel mostra que Itapevi está atenta aos novos tempos e fará a controle e atenderá um dos pedidos mais antigos dos moradores de Itapevi. “A castração gratuita é uma forma da administração reduzir o número de animais abandonados e ainda ajudar a população mais carente, que tem o direito de ter um animalzinho de estimação e não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma cirurgia desde tipo e os remédios para o pós-operatório”, disse o prefeito.

Ônibus adaptado

O veículo tem comprimento de nove metros e conta com ampla infraestrutura para atendimento e procedimentos cirúrgicos. Possui piso revestido, revestimento lateral interno lavável, sistema elétrico redimensionado, rede de gases, sistema de iluminação de emergência, cuba de inox e extintores de incêndio. Atuarão no Castramóvel três médicos veterinários, oito auxiliares e dois motoristas.

Como o serviço funcionará

O Castramóvel irá percorrer bairros pré-estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais com o intuito de realizar a cobertura completa de castração de cães e gatos em toda a cidade. O serviço será exclusivo a moradores de Itapevi. Para ter acesso, o itapeviense deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência do município atualizado (no máximo três meses) no nome da pessoa que fará a inscrição para a castração. Após o cadastro será realizado o agendamento da cirurgia.

Quem deseja realizar a castração deverá preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de consentimento cirúrgico no local onde o Castramóvel estiver estacionado. 

Em caso de intercorrência cirúrgica, os animais poderão ser encaminhados à Clínica de Suporte da empresa contratada para realização das castrações no município. Lá, os pets deverão permanecer até seu pronto restabelecimento.

Os animais castrados apenas receberão alta médica veterinária após o retorno de todos os reflexos de consciência, sendo liberados com receituário médico pós-operatório, contendo antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que serão entregues pela Prefeitura, mas administrados pelos proprietários dos pets. 

O Castramóvel será um serviço de apoio ao programa permanente de controle reprodutivo que existe no munícipio desde quando o setor de Bem-Estar era ligado ao DCZ (Departamento de Controle de Zoonoses), antes de 2018.

Qual tipo de animal pode ser castrado

Para que o serviço seja bem realizado, a Prefeitura informa que para efetuar a castração, os cães devem ter, no mínimo, dois meses e no máximo cinco anos. Já os gatos devem ter de três meses a cinco anos para estarem aptos à castração. As fêmeas não podem estar no cio ou prenhas.

Não poderão passar por cirurgia animais com caquexia evidente (magreza), mucosas hipocoradas (resfriado), desidratação evidente, doença diagnosticada previamente e informada em termo que compromete a metabolização da anestesia, tosse evidente, olhos remelando, diarreia, vômito persistente/ ou apatia e outros aspectos percebidos pelo médico veterinário no momento da triagem.

Contato com o Castramóvel

Mais informações sobre inscrições, dúvidas e orientações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou diretamente no DCPA (Departamento de Cuidados e Proteção Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é [email protected].

Confira abaixo o cronograma das regiões que serão atendidas:

– 1ª Semana: 17/02 – 21/02 (Das 8h às 17h)

Centro de Reabilitação

Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab

– 2ª Semana: 27/02 a 29/02 – 02/03 a 06/03 (Parque Suburbano) (Das 8h às 17h)

Escola do Futuro Tarsila do Amaral

Avenida Rubens Caramez, 1000

– 3ª Semana: 09/03 – 13/03 (Jardim Santa Rita) (Das 8h às 17h)

UBS Jardim Santa Rita

Rua Alcides Cotrim, 105 – Jardim Santa Rita

– 4ª Semana: 16/03 – 20/03 (Vila Gióia) (Das 8h às 17h)

Secretaria de Obras

Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 2235 – Vila Gióia

– 5ª Semana: 23/03 a 27/03 – 30/03 e 31/03 (Amador Bueno)

CEMEB Jornalista João Valério de Paula Neto

Rua Bambina Amabile Chaluppe, 492 – Amador Bueno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui